segunda-feira, 18 de abril de 2016

Amargura por extenso

O impeachment e suas dedicatórias
Ontem, na votação do impeachment presenciamos as piores e mais constrangedoras homenagens declamadas antes de cada voto. Recordamos então a melhor de cada estado para você que preferiu ocupar seu fim de domingo vivendo dignamente.
Deputado de Roraima: “Por todos os brasileiros que pronunciam o nome do meu estado sem enfiar acentuação no primeiro a. Não é Roráima. Pelas pessoas que não insistem em falar julhó. Pelos cidadãos que não dizem rubrica.”
Deputado do Rio Grande do Sul: “Pelo coronel Bento Gonçalves. Pela revolução Farroupilha. Pela separação do Brasil. Por Mel Lisboa, Fernanda Lima e Xuxa Meneghel.”
Deputado Santa Catarina: “Pelo povo da ilha. Pelas baladas mais high society do país. Por Balneário Camboriu na baixa temporada quando está livre dos argentinos. Pelo Beto Carrero World.”
Deputado Amapá: “Pelos 21 times de futebol do meu estado que nunca apareceram no É Gol! com a Domitila Becker. Pelos uirapuru-estrela, araçari-negro, amapasaurus tetradactylus o sapo Atelopus spumarius e o Chrotopterus auritus. E pelos passeio nos shoppings da Guiana Francesa!”
Deputado Pará: “Pela Fafá de Belém. Pela Dira Paes. Por Jesus que nasceu na nossa capital Belém.”
Deputado Paraná: “Pela República de Curitiba. Por Sergio Moro. Pelo sanduíche de bolinho. Pelo show do AC/DC na Pedreira. Pelo time do Furacão de 2001.”
Deputado do Mato Grosso do Sul: “Pelas nossas capivaras tão idolatradas no Rio de Janeiro pela Cora Ronai. Pela memória das ariranhas. Por Luan Santana. Pela Tetê Espíndola. Por Ney Matogrosso que oculta em seu nome artístico o Sul que carregamos com tanto orgulho, pois somos do Mato Grosso, mas do SUL!”
Deputado do Amazonas: “Pela Tainá, uma aventura na floresta. Pelas tribos Kambeba, Jarawara, Korubo e Wanana. Pelo tucunaré. Pelo Sergio Chapelein que apresenta aquele telejornal que só fala do meu estado, o Globo Repórter.”
Deputado de Rondônia: “Pela Reserva Roosevelt e seus índios Cinta Larga. Pelos leitores do jornal O Guaporé. Pelo nosso orgulho, o ator Diego Borges que brilhou muito no filme Pobre Não Tem Jipe.”
Deputado de Goiás: “Pela alma de Leandro e o carisma de Leonardo. Por Bruno e Marrone. Por Zezé di Camargo e Luciano. E contra a trairagem de Zilu.”
Deputado do Distrito Federal: “Por todas as nossas amantes. Pela respeitada Jeany Mary Corner, madrinha de nossos filhos. Por Legião Urbana, Aborto Elétrico e Capital Inicial. Pelo maior museu a céu aberto em homenagem a Oscar Niemayer. Pelo nosso clima barrento que nos transforma em peça de artesanato quando ficamos mais de cinco minutos parados.”
Deputado do Acre: “Pelo vazio. Pelo vácuo. Pelo nada. Pelo imaginário coletivo. Pelo projeto de expansão de Deus.”
Deputado do Tocantins: “Por todos os memes dizendo que as pessoas merecem a nossa capital. Por José Sarney que deu a canetada final pela nossa emancipação. Por todos que nasceram antes de 1998 e não sabem mais se nasceram em Goiás ou em Tocantins.”
Deputado do Mato Grosso: “Por Vanessa da Mata e seu interminável banho de chuva. Pela Luverdense, meu verdão do norte. Pelo nosso orgulho Otaviano Costa que preenche com carisma e talento as tardes das senhoras em salas de espera de consultórios.”
Deputado de São Paulo: “Por nossas ciclovias. Pelo pato gigante da Paulista. Pela cracolândia romantizada pelos fotógrafos internacionais. Pelo limite invisível que separa a prostituição gay da heterossexual da Augusta. Pelos manos, bolachas, noias, baladas, brejas e tretas.”
Deputado do Maranhão: “Pelo Bumba Meu Boi. Por Axel Rose que idolatra a nossa Alcione. Pelas lustrosas famílias Sarney e Lobão.”
Deputado do Ceará: “Pela virilidade de Xico Sá. Por Raffaelo, o maior customizador do mundo. Pelas Curva de Jurema. Por Chico Anysio, Tom Cavalcante e Renato Aragão, mais conhecido como Doutor Renato.”
Deputado do Rio de Janeiro: “Pelo constrangimento por Bolsonaro, Jean Willys, Jandira e Benedita. Pelas balas perdidas. Por todos os atletas que terão micose após provas na Lagoa Rodrigo de Freitas. Por Eike Batista, amados por bombeiros e odiado por investidores amadores. Pela educação dos nossos taxistas e pela cordialidade de nossos policiais militares. Pela Praça Saens Peña.”
Deputado do Espirito Santo: “Pelo orgulho do nosso estado. O Acre litorâneo.”
Deputado do Piaui: “Por Frank Aguiar, o cãozinho dos teclados. Por Sephany, que mesmo tirando onda com seu Crossfox, casou-se montada em um jegue.”
Deputado do Rio Grande do Norte: “Se Mato Grosso se orgulha de Vanessa da Mata, nós temos Roberta Sá. Pelo nosso Espontão. Por Marinara Costa, a musa da década de 90, a mulher do Vannucci.”
Deputado de Minas Gerais: “Pelo logo ali que nunca chega. Pela carreira do Aécio. Pelo nosso norte com sotaque baiano e pelo sul com sotaque de paulista caipira. Pelo Clube da Esquina. E pelo orgulho de unir o país no que se trada de odiar o Jota Quest.”
Deputado da Paraíba: “Pela seleção de músicos que fabricamos. Por Elba Ramalho, a Vanessa da Mata clássica. Por Chico César e sua Mama África. Por Geraldo Vandre e seu hino que é cada vez mais atual. E pelo único artista capaz de ofuscar Roberto Carlos, Genival Lacerda.”
Deputado de Pernambuco: “Pelos turistas que gastam uma grana se hospedando em Muro Alto. Pelos turistas que gastam uma grana para comer em Carneiros. Pelo Galo da Madrugada. Pelo Maracatu e Chico Science.”
Deputado da Bahia: “Pela família de ACM. Por Caetano, Bethânia, Gil, Gal e, nossa paraninfa, Dona Canô. Pela ideia brilhante de obrigar alguém a pagar uma fortuna por uma camisa ridícula e depois ter de correr atrás do show que foge de você.”
Deputado de Sergipe: “Pelos meus filhos Matheus, Arthur e Felipe. E é tudo que consegui.”
Deputado de Alagoas: “Pela maior tríade que este país já viu: Collor, Djavan e Marcio Canuto.”