quarta-feira, 5 de abril de 2017

Que sacanagem!



Umberto Eco já disse algo como que a internet deu voz aos idiotas. Eu, sem querer me fazer superior ao mestre, iria além. A internet deu voz e poder aos idiotas. Sim, porque não somente deu a oportunidade aos idiotas de publicarem seus pensamentos (sic filosofal), mas como também deu poder a outros idiotas de propagarem a voz uns dos outros. Isto é, ampliam as próprias vozes. Não bastante, ainda debatem entre si, tiram conclusões, formam opiniões e cada vez mais atraem integrantes para essa interminável rede de débeis conectados. Os assuntos são os mais variados possíveis. Se antes o brasileiro era conhecido por ser profundo debatedor de política, futebol e religião, hoje a lista possui mais de cinquenta temas, incluindo direto penal, economia, pedagogia, previdência e, claro, culinária, o tema do momento que até eu me dou ao direito de meter a colher (trocadilho que não podia deixar passar) mesmo sem ter sequer gás em casa.
Certo dia, presenciei uma acalorada discussão sobre um cidadão que postou sua ojeriza às mulheres com estrias. Juro que tentei entender como um indivíduo pode ter tempo para se dedicar a uma discussão desse tipo. Eu sequer tenho tempo para ler nota de obituário. Tanto que tenho colocado o sono em dia enquanto tomo banho e talvez isso explique a minha insônia. Voltando ao assunto, algumas pessoas mais acaloradas chegavam a afirmar que o “criminoso” sequer gostava de mulher por conta da sua confissão. Admito que eu achei um pouco exagerado. Afirmar que um homem que tem predileção por mulheres sem estrias não gosta da coisa é tão radical quanto dizer que uma pessoa que bebe, mas não gosta de cerveja, não é um bêbado de verdade. Concordo que, com esse pré-requisito, talvez ele tenha dificuldades de encontrar uma parceira. Até porque, convenhamos, é algo quase inerente a uma mulher na sua maioria e, não somente por isso, ela não deveria ter vergonha. Eu, com minha ótica sempre vesga, enxerguei estria como uma marca de uma transformação que a mulher passou em determinada época da vida. Todavia, não se prendam à opinião deste homem que acha sexy uma ou outra cicatriz. Existe uma pessoa com uma pequena cicatriz no rosto, inclusive, que é um desespero quando a vejo.
Ainda acho que é um direito do rapaz de ter seus gostos, por mais peculiares que sejam. Ele tanto tem esse direito, como nós temos o dever de fazer dele uma chacota por conta disso, assim como também temos a obrigação de dar uma voadora na orelha dele por colocar em rede mundial esse nojinho de fresco. Porque, convenhamos, frescura do cacete, né? Que fique registrado, fazer chacota, e não debater exaustivamente como se o tema fosse eutanásia, por exemplo. Imagino alguém neste momento dizendo que sou contraditório porque não deixo de estar debatendo sobre o tema. Não estou! Talvez esteja um pouco, mas é porque quero apenas a deixa para falar de algo que tangencia o assunto. Predileções.
Magricelo, gordo, louro, morena, peito caído, pau pequeno, careca, estria, narigudo, orelha de abano, signo de câncer, negro, maconheira, fanha, alto demais, pobre. Vai montando a lista aí! Para mim, todos estão num mesmo balaio quando o assunto é unicamente predileção. Características de pessoas que não atraem outra pessoa. A pergunta é: Por que algumas dessas predileções são expostas sem a menor cerimônia, enquanto outras nos fazem ficar ruborizados, inclusive quando apenas lembradas na nossa intimidade? Será que estamos ficando excessivamente melindrados com certos temas? Será que para certas características que não nos atraem devemos nos sentir mal por isso? Não estou falando de um indivíduo se recusar a se sentar na mesma mesa, ou apertar a mão de outra porque ela tem uma determinada característica. Não, isso não é predileção, é preconceito mesmo. Eu particularmente não entendo como que as pessoas acham normal uma mulher não se sentir atraída por mim pelo fato de ser careca, enquanto se isto acontecesse com um gordo seria motivo de um rebuliço com direito à classificação do crime com o uso de termos técnicos como gordophopia.
Talvez eu tenha dificuldades de entender isso exatamente por não ter restrições a esse tipo de assunto. Aliás, posso afirmar que não tenho predileções mesmo, o que eu tenho de verdade é pressa. E mesmo assim não tenho obtido muita sorte por aí. Como dizia, minha lista de restrições é quase nula. Com a exceção da existência de um pau no meio das pernas, qualquer outra característica em uma mulher não seria um empecilho. Obviamente que algum amigo sacana diria que, para o problema de a mulher ter um pau, bastava virar de costas para ela que eu o não veria.
Virando de costas para a característica que o desagrada, ou apenas rejeitando o todo, vale a pena refletir. Qual a característica que para você não rola de jeito algum? Você se sente mal por isso?

Que sacanagem! é uma rapidinha semanal só para manter o interesse.